13 dicas poderosas para sua loja vender mais no Natal

13 dicas poderosas para sua loja vender mais no Natal

Queremos compartilhar com vocês mais uma matéria bem legal que ajudará muito a aumentar as suas vendas de final de ano. São 13 dicas incríveis que o Fred Rocha, especialista em varejo, nos presenteou. 

Mesmo com um ano difícil, as previsões para o Natal são boas. As pessoas continuarão dando presentes para sua família e seus amigos, e este é um período em que o ar do consumo fica muito favorável. Já que é fato que as compras serão feitas, você precisa que a sua loja seja lembrada neste momento.

Confira as dicas para ter sucesso neste Natal:

01 – Conheça seu cliente

Entenda o perfil do seu consumidor e suas preferências, garantindo uma venda muito mais assertiva com a oferta de um produto que ele realmente esteja buscando.

02 – Conheça seus produtos

Para que as suas vendas sejam mais eficientes, é fundamental que você conheça profundamente os produtos da sua loja. Assim fica muito mais fácil esclarecer dúvidas e abordar os pontos fortes do produto, que são ótimos gatilhos para fechar mais vendas.

03 – Planejamento simplificado

Faça uma linha do tempo com as datas e momentos importantes que antecedem o Natal. Marque os dias de treinamento, as datas das reuniões, os novos horários de funcionamento. É importante visualizar como será o processo da loja durante esse período para que o gestor consiga transmitir da melhor forma possível para a equipe.

04 – Envolve sua equipe

Faça um calendário de treinamento, ou melhor, de envolvimento. Marque o dia da semana que irá se reunir com a equipe para transformá-la em um time, para quando chegar no período de pique de vendas, esse time esteja unido, coeso, para gerar resultados. Muito mais do que treinamento é fazer um processo de envolvimento desde já. Dois meses antes do Natal reúna a equipe toda segunda-feira pela manhã, trace novas metas, debatendo as metas anteriores, converse sobre os erros do dia a dia e busque corrigi-los para que no momento de maior fluxo, eles já estejam sanados e o atendimento ao cliente seja o melhor possível. Leve os fornecedores para falar dos benefícios dos produtos para que a sua equipe tenha argumento de venda.

O treinamento é muito importante e deve ser recorrente. Convide um palestrante para dar um gás no treinamento e mais motivação para a equipe.

05 – Incentive o seu time

Faça reuniões diárias rápidas antes de abrir a loja. É o momento para brindar o dia, lembrar a meta, trabalhar pontos focais.

06 – Faça promoções de qualidade

Promoção tem que ser uma oportunidade única! O cliente deve sentir a necessidade de que precisa daquele produto, despertando o interesse imediato para a compra. Construa um fluxo que leve o cliente até o ponto de venda, facilitando o acesso, mas sem perder as oportunidades para agregar mais valor à compra com outras ofertas.

07 – Como comunicar as promoções

Busque maneiras diferentes de se comunicar e atrair o consumidor. Fuja daquela mesma musiquinha de Natal. Grave vídeos falando sobre os produtos, faça postagens na fanpage da marca, crie e impulsione anúncios na internet para ganhar ainda mais alcance. Convide as pessoas para conhecerem a sua loja e aproveitarem a promoção. Grave depoimentos e busque envolver tanto os clientes como também a sua equipe.

08 – Enfeite a loja.

Cuide da sua loja, coloque enfeites e a mantenha limpa e iluminada, pois além de ser um chamariz importante, promove um envolvimento maior com a sua equipe. Uma boa dica é sair da loja ao meio dia, ir para o outro lado da calçada e ver se é possível visualizar os produtos que estão dentro da loja. A loja precisa chamar mais atenção do que a própria rua.

09 – Informações visíveis

Comunique tudo que puder dentro da loja. Identifique todos os preços, todas as características de parcelamento, devolução, etc. Com a loja cheia, torne a compra fácil, para que o cliente realize a compra facilmente.

10 – Agilidade

É muito importante deixar os pontos de apoio à venda, como o caixa e a seção de embrulho, alinhados. Foco na velocidade de todas as etapas, dedicando-se em oferecer o melhor atendimento possível.

11 – Estoque inteligente

Você tem que comprar o que o consumidor procura e não o que a indústria quer te vender. Às vezes, é normal empolgar-se com o preço de determinado, mas o foco deve estar no que gera mais lucro para a sua loja. Busque produtos com alta rotatividade, que não ficam encalhados na sua loja, assim você ganha a venda e ainda deixa uma boa impressão. Negocie com os fornecedores, busque bons negócios.

12 – Pós-venda

Conseguiu vender? Faça um cupom para o cliente com 20, 30% de desconto em determinados produtos para serem usados futuramente. Faça com que ele volte até a sua loja. Em alguns casos, é indicado até um contato mais pessoal, pedindo se o produto atendeu às expectativas, assim gerando mais oportunidades para explorar novas vendas.

13 – Fique na loja

Esteja na loja! Este é o momento de estar com a sua equipe, vendendo e motivando, além é claro, de conversar com potenciais clientes e facilitar as vendas. A figura do proprietário/gerente, é muito importante para repassar confiança, mas cuidado para não pressionar sua equipe, fazendo com que eles sintam-se observados. Ajude os vendedores, ofereça premiações, afinal, eles são os responsáveis pelo sucesso da sua empresa. Seu time é seu maior ativo, cuide bem dele e tenha um Natal repleto de vendas.

Fonte: http://migre.me/vrU3Z

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