Como escolher o melhor sistema de gestão para a sua empresa

Como escolher o melhor sistema de gestão para a sua empresa

Separamos alguns pontos essenciais que o empresário precisa analisar antes de tomar uma decisão tão importante quanto escolher um sistema de gestão.

Funcionalidades

Você precisa conhecer bem todas as opções, entendendo como o sistema irá lhe atender e se ele está de acordo com suas necessidades. Não é fácil lembrar de todos os processos da sua empresa e todos relatórios que você irá utilizar na hora de pesquisar as opções do mercado, por isso, faça um esboço da sua empresa, analise seu dia a dia e anote tudo que você irá utilizar no sistema.

No momento da pesquisa, fale sobre todas as suas necessidades e veja se esse software consegue lhe atender por completo. Evite sistemas limitados, pois eles podem se tornar um problema no futuro, não acompanhando o crescimento da sua empresa.

Homologações

Como toda empresa, o desenvolvedor de software de gestão também precisa entregar seus produtos dentro das exigências fiscais. Essas exigências mudam praticamente todo ano, por isso escolha uma empresa responsável e comprometida para que você tenha tranquilidade e não corra o risco de sofrer penalidades por possuir um software desatualizado e fora das normas exigidas para o seu estado.

Suporte

Independentemente se o suporte for remoto ou presencial, é fundamental que ele seja rápido e resolva os problemas ocorridos. Um bom sistema depende de um bom suporte, um parceiro que vá além da solução dos erros, prestando uma consultoria eficiente. Busque suporte capacitado para solucionar problemas e lhe ajudar com as mais diversas dúvidas que poderão surgir. Fuja dos sistemas com suporte ineficiente e evite muita dor de cabeça.

Benefícios

É fundamental você tratar essa pesquisa como uma busca por benefícios. Muitos cometem o erro de olhar apenas o valor cobrado pelo software, tratando algo tão importante para sua empresa como um custo e não como investimento. Antes de decidir, veja todos os benefícios que o software lhe oferece.

Para que um sistema de gestão não seja apenas mais um custo, você precisa que ele lhe traga retorno, utilize ele o máximo possível. Um bom software irá trazer agilidade, confiabilidade, segurança e informações vitais para a sua empresa.

Feedback

É preciso conhecer o sistema e como a empresa desenvolvedora funciona na prática. Busque alguns clientes que já utilizam e entre em contato com eles. Se você conseguir clientes do mesmo ramo, ótimo, caso contrário, pesquise da mesma forma e saiba se o que estão lhe vendendo é realmente o que eles entregam. Pergunte sobre a parte administrativa da empresa, suporte técnico, estabilidade e segurança do sistema, entre outros pontos que você ache essencial. Na teoria, todos parecem muito bons, mas na prática é diferente.

Conclusão

Tão importante quanto escolher o software corretamente, é usá-lo. Uma boa gestão depende de informações, agilidade e confiabilidade. Ciente disso, faço um bom uso do seu sistema de gestão e o tenha como um aliado na sua empresa.

Compartilhe
  • Gestão Empresarial

Você pode se interessar...

O que é DRE? – Planilha Exclusiva Grátis

  • Gestão Empresarial