Como lidar com produtos estagnados (Que não venderam no Natal)

Como lidar com produtos estagnados (Que não venderam no Natal)

O Natal é um período muito esperado pelos lojistas, qual exige muita dedicação antes e durante as vendas. É um período qual você se prepara muito, principalmente, com uma maior quantidade e variedade de produtos. Vendendo bem ou não, sempre ficam produtos estagnados no estoque após esse período de vendas.

Temos algumas dicas importantes para lhe ajudar a resolver isso.

Troca de Mercadoria: muitos lojistas permitem a troca de produtos, um atrativo para atrair principalmente aquele cliente que busca por presentes. Essa ação pode ser usada também para novas vendas. Aproveite o retorno desse cliente a sua loja, que busca trocar um produto, e ofereça novos itens. Se for cliente novo, convide ele para conhecer a loja, sua linha de produtos, e mostre os benefícios da sua empresa. Se ele não levar mais nada no momento, com certeza em breve ele irá retornar.

Produtos sazonais: se você possui produtos que só vendem no período natalino, muito cuidado. Esses produtos não lhe permitem ações de vendas pós natal, por isso, dê atenção especial a eles e crie ações específicas para esses produtos. Monte cestas, crie combos de vendas e, ao perceber que esse produto poderá ficar encalhado, faça promoções em tempo hábil, não espera o natal acabar para fazer algo. Para produtos com prazo de validade o prejuízo pode ser ainda maior.

Venda pós-venda: se você conhece quem comprou na sua loja, fez um bom cadastro, entre em contato com ele oferecendo produtos. Faça uma análise de quem comprou durante o ano e nesse período natalino, entre em contato com esses clientes oferecendo produtos em potencial. Busque fidelizar, ofereça benefícios para um nova compra. Ofereça facilidade de pagamento, descontos exclusivos ou brindes.

Seja diferente: para a maioria, o período pós natal é sinônimo de liquidação. Parece ser a única solução. Fuja dessa linha, seja criativo e se destaque dos seus concorrentes. Os clientes não buscam apenas descontos. Para atrair clientes crie eventos diferenciados como: um desfile de lançamento de coleção, um café da tarde descontraído, alguma atração para as crianças, pois os clientes adoram novidades.

Liquidação: é comum vermos grandes liquidações logo após as vendas de Natal. Compre 1 e leve 2, 50% de desconto, e por aí vai. Muitos clientes deixam de comprar no natal para aproveitar os grandes descontos desse período. A liquidação deve ser sua última carta na manga, pois ela demonstra que você tem um grande volume de estoque que precisa ser renovado. Resultado de baixa venda, excesso de compras e etc. Se você sempre faz liquidação nesse período, com certeza tem muitos clientes seus que deixam de comprar no natal para comprar após esse período. Assim, ele aproveita para comprar os mesmos produtos por um valor bem mais baixo.

Não existe fórmula mágica, a única certeza é que você precisa empreender. Você precisa mudar, inovar, criar algo novo, se mexer. As constantes mudanças do mercado não lhe permitem ficar parado. Se hoje uma ação funciona, não significa que sempre funcionará. Esteja sempre atento a todas mudanças que envolvem sua empresa, o seu negócio. Tenha informações sobre o mercado, concorrentes e principalmente sua empresa.

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