Como os relatórios gerenciais ajudam sua empresa a crescer

Como os relatórios gerenciais ajudam sua empresa a crescer

Para uma boa gestão, ter uma empresa sólida e em crescimento, é fundamental você gerar e utilizar os relatórios gerencias. Os relatórios gerencias são aqueles que dão informações fundamentais para as tomadas de decisões. Sem eles, suas decisões serão tomadas as cegas, um grande erro no mundo dos negócios.

Existem várias formas de se obter esses relatórios, pode ser através de um CRM, ERP ou até mesmo uma planilha. Independente da ferramenta que você utiliza, é fundamental que você insira todos dos dados necessários nela corretamente. Se os dados que você insere são incompletos ou errados, nem mesmo a melhor ferramenta conseguirá lhe dar informações confiáveis.

Cuidado com os excessos. Muitos empresários se dedicam mais reunindo informações do que analisando-as. Não adianta ter dezenas de relatórios, investir num grande ERP, se você não pegar essas informações para analisar e tomar decisões. Por isso, evolua gradativamente, comece com os relatórios básicos, aqueles quais são mais importantes pra você. E com o tempo vá ampliando seu leque de informações.

Sabendo que, com o perdão do trocadilho, “tempo é dinheiro”, não utilize ferramentas ineficazes para seus relatórios. A forma como você insere os dados deve ser ágil e fácil e, no momento de obter os relatórios também. Os relatórios gerados precisam ser completos e apresentados de uma forma de fácil entendimento. Se você utilizar ferramentas complexas, difíceis de lidar, irá tornar os processos lentos e complicados, fazendo com que você acabe deixando de utilizá-los.  

Não podemos mais analisar nossa empresa olhando apenas o saldo no banco, definir o lucro ou prejuízo baseado se o saldo está positivo ou não. Os números não mentem, desde que você olhe-os corretamente. É isso que o os relatórios gerenciais fazem, lhe dão uma nova visão sobre a real situação da sua empresa.

Compartilhe
  • Gestão Empresarial

Você pode se interessar...

O que é DRE? – Planilha Exclusiva Grátis

  • Gestão Empresarial