O que é DRE? – Planilha Exclusiva Grátis

O que é DRE? – Planilha Exclusiva Grátis

O tão querido e amado Demonstrativo de Resultado do Exercício, ou simplesmente DRE. Esse relatório é pedido por muitos, mas usado por poucos, infelizmente.

Muitas empresas acompanham seu desempenho pela conta bancária, ou seja, se o saldo deste mês estiver maior do que do mês passado significa que teve lucro. Mas isso é um grande erro pois dessa forma você não sabe realmente de onde esse resultado, seja negativo ou positivo, está vindo. Então, se você realmente quer conhecer a lucratividade da sua empresa, esse é o relatório certo. 

Saiba como está o desempenho da sua empresa, faça já o download de um modelo de DRE em planilha Excel totalmente gratuito.

Planilha Exclusiva de DRE Grátis

O que é o DRE de uma empresa?

O Demonstrativo do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo através dos custos e receitas.

O DRE é um relatório gerencial muito completo, com informações cruciais para a sua empresa e é muito importante que você o utilize para obter conhecimento mais amplo sobre o seu negócio e também para as tomadas de decisões. Por isso ele é muito utilizado e é umas das melhores ferramentas para análise empresarial

Porque o DRE é tão importante?

O DRE é um grande aliado do empreendedor! Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

Você poderá utilizá-lo para saber como anda a saúde financeira da sua empresa e, assim, usar as informações para tomar decisões que irão reduzir gastos e fazer seu negócio faturar mais.

Ter esse relatório em mãos vai permitir que você tenha acesso rapidamente à diversas informações em um só relatório. Entre essas informações estão: 

  • total da sua receita
  • margem de contribuição
  • custos fixos 
  • custos variáveis
  • lucro líquido 

Essas informações poderão ser analisadas mensalmente, permitindo também fazer comparações com outros períodos. 

Como montar um DRE?

Passo 1: Estruture o documento. Para isso, você pode estruturar a DRE com a seguinte lógica:

Como montar um DRE?

Passo 2: Faça o levantamento dos números. Para isso, você deve definir a regularidade com que serão feitas as análises. Quando a produção for mensal, por exemplo, os números devem ser referentes aos últimos 30 dias de operação.

Passo 3: Conduza os cálculos. É válido seguir as equações da estrutura para identificar os números necessários mais rapidamente.

Passo 4: Revise as informações. Essa é uma maneira de garantir que os dados do material estejam corretos.

O DRE traz mais eficiência para o planejamento financeiro da sua empresa, já que conta com informações importantes sobre a operação. Assim, vale a pena colocar esses 4 passos em prática para montar o relatório!

Baixe nossa Planilha Exclusiva e monte seu DRE agora mesmo!

Planilha Exclusiva de DRE Grátis

Veja quanta informação o DRE fornece

Nós sabemos que todo relatório precisa de informações concretas, mas o DRE em especial é um relatório que precisa de 100% do faturamento e despesas da empresa, ou seja, nada pode ficar de fora. Como são muitas informações algumas empresas ignoram alguns dados ou até mesmo desistem de utilizá-lo devido ao trabalho em reunir as informações e lançar numa planilha. A solução ideal é ter um ERP que ofereça o DRE gerencial, assim você terá muitas informações úteis em poucos segundos. 

Para você entender melhor o potencial do DRE, veja abaixo quantas informações esse demonstrativo lhe fornece e seguindo a sequência abaixo você mesmo pode montar o seu próprio DRE numa planilha caso seu ERP não forneça:

Total do faturamento (receita operacional bruta):

São todas as vendas relativas a atividade da empresa. Aqui você pode separar o seu faturamento e depois totalizar, exemplo: venda de mercadoria, venda de serviço, venda de produção e também recebimentos de juros.

Deduções de vendas:

O que é descontado do valor bruto das vendas como os impostos incidentes nas vendas. Neste totalizador também são lançadas as devoluções de vendas, cancelamentos e trocas.

Receita operacional líquida:

Aqui subtraímos a deduções incidentes no total do faturamento para obtermos a receita operacional líquida.

Custo da mercadoria vendida ou produção vendida (CMV ou CPV):

Qual foi o custo de toda mercadoria vendida no período, independente se você revende, produz ou presta serviços. Para quem produz, por exemplo, itens como embalagens utilizados no processo de fabricação do produto entram como CPV, caso uma embalagem seja utilizada para entregar o produto, essa embalagem vai entrar nas despesas de venda.

Lucro Bruto:

O lucro bruto é o seu lucro antes de deduzir as despesas operacionais da empresa. Você pega o valor da receita operacional líquida e diminui o custo de mercadoria vendida para obter o seu lucro bruto.

Despesas operacionais:

Também chamado de despesas administrativas, é o totalizador que agrupa todo o custo operacional da sua empresa. Aqui você também pode separar por algumas categorias, como despesas administrativas, vendas, salários e pró-labore. 

Resultado operacional bruto:

Neste totalizador é o resultado da subtração das despesas operacionais sobre o lucro bruto.

Encargos financeiros líquidos:

Esse totalizador informa qual o valor gasto com encargos oriundos de operações financeiras, ex: juros, taxas e rendimentos de aplicações. Ele é dividido em 2 subtotais, despesas financeiras e receitas financeiras e o seu resultado é receita menos a despesa. 

Receitas/Despesas não operacionais:

Caso a empresa venha a ter alguma receita ou despesa não relacionada a atividade da empresa, esses valores devem ser lançados aqui. Para ficar mais claro, vamos ao exemplo: digamos que a empresa possua um terreno, tinha um dinheiro parado e comprou esse terreno. A empresa é uma loja de móveis, ou seja, sua atividade não é comprar e vender terreno, então a despesa da compra, iptu e entre outras, referente ao terreno serão lançados aqui. E caso a empresa venda ou alugue esse terreno lançará a receita nesse item.

Resultado operacional antes IR e CSLL:

Esse resultado é o valor do lucro bruto menos os impostos incidentes sobre o lucro, como Imposto de Renda e Contribuição Social. Esses impostos são lançados em itens separados no DRE, um para o imposto de renda e outro para a contribuição social e depois é somando no totalizador Previsão para Impostos Sobre o Lucro.

Lucro líquido (Resultado Líquido do Período):

Aqui temos a grande informação buscada por todos, saber o real lucro líquido da empresa. Nesse item você terá a informação se a sua empresa está obtendo lucro ou prejuízo e qual o valor desse resultado.

Viu só quanta informação rica para você utilizar, e o melhor é que ele não exige conhecimento avançado para interpretá-lo. Saiba que existem muitos modelos de DRE, alguns são complexos, mas a grande maioria é muito intuitiva e de fácil interpretação. Outra parte interessante do DRE é que você pode adaptá-lo para o seu negócio, inserindo ou removendo itens de acordo com a sua necessidade, mas claro, se você não possui conhecimentos avançados tenha cuidado para não alterar a estrutura dele.

Uma dica legal é você colocar em cada item a porcentagem que ele representa sobre o seu faturamento. Isso é mais uma informação de análise rápida que você pode utilizar.

O que é a Planilha DRE?

A Planilha de DRE é um relatório que concentra a entrada e saída de dinheiro de uma empresa, num determinado intervalo de tempo, permitindo uma análise profunda dos custos que podem ser cortados e onde investir mais esforços.

Baixe grátis nossa planilha de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e acompanhe se sua empresa teve lucro ou prejuízo nos períodos desejados.

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Balanço Patrimonial e DRE

Você sabe exatamente o que são DRE e Balanço Patrimonial?

Balanço Patrimonial e DRE são dois tipos de relatórios gerenciais financeiros que possuem características próprias. Enquanto o balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).

Juntamente com o balanço patrimonial, que oferece o ponto de vista financeiro da empresa, o demonstrativo de resultados pode ser usado para apresentar o resultado econômico; ou seja, nesse documento podem ser vistas as receitas e gastos e no Balanço Patrimonial, os valores de caixa, bancos, entre outros recursos financeiros.

Para obtermos a receita operacional líquida de uma loja, o que devemos deduzir da receita operacional bruta?

Para encontrar a receita operacional líquida basta deduzir da receita operacional bruta os impostos, descontos e os abatimentos concedidos.

A Receita Operacional Líquida é calculada a partir da receita bruta e é disponibilizada na DRE algumas linhas abaixo da Receita Bruta. Se você voltar no começo da matéria, vai encontrar o cálculo. 

Então, após deduzir impostos, descontar valores de devoluções de vendas e subtrair os descontos concedidos aos clientes, chega-se à Receita Operacional Líquida.

Para ficar mais claro, acompanhe este exemplo:

Para obtermos a receita operacional líquida de uma loja, o que devemos deduzir da receita operacional bruta?

Conclusão: utilize esse relatório! 

Através do DRE você visualiza a saúde do seu negócio com maior facilidade e precisão. Assim você estará munido de dados confiáveis para tomar decisões, para saber se está no momento de cortar gastos com algo específico ou se é possível usar o lucro para investir ainda mais no seu negócio – como vender uma nova linha de produtos ou serviços, comprar novos equipamentos e materiais ou até mesmo abrir filiais com o objetivo de expandir sua marca.

Com o DRE, é possível fazer uma análise horizontal e vertical das finanças. Na horizontal, são analisadas as receitas e as despesas, para identificar como se deu sua evolução. Já na análise vertical, são feitas comparações de contas de acordo com seus grupos. Assim, pode-se compreender quanto uma despesa com aluguel, por exemplo, impacta no total de despesas.

Com a combinação dessas duas, é possível visualizar tendências e fazer projeções que poderão auxiliar a empresa. Por isso, o DRE acaba sendo um elemento de simulação de panoramas que facilitam a ação do gestor no futuro.

Para lhe ajudar a entender melhor e montar o seu próprio relatório, montamos uma planilha de DRE para você: Clique no link e faça o download.

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