Invista no relacionamento com o cliente para aumentar as suas vendas

Invista no relacionamento com o cliente para aumentar as suas vendas

A fidelização do cliente é imprescindível para um empreendimento. Para isso, é necessário que a empresa crie um bom relacionamento com seu público.

Provavelmente já aconteceu de você ir a um estabelecimento e ser tão bem atendido a ponto de pensar “voltarei aqui mais vezes”, e nem reclamar de pagar a taxa de 10% para o garçom. No mundo dos negócios isso é cada vez mais comum, quando um cliente é atendido com simpatia e atenção ele se sente tão confortável que a empresa se torna sua primeira opção de negócio. Isso ocorre pois inconscientemente o cliente busca uma forma de “retribuir” aquele atendimento tão bom.

Ciente da importância de um bom atendimento, quando falamos em relacionamento de clientes você precisa entender que um bom atendimento é apenas uma parte fundamental desse ciclo. A sua venda não termina quando o cliente paga e sai da sua loja, após essa etapa podem e devem existir muitas outras, por isso relacionamento de clientes é um ciclo contínuo. Saiba que é mais barato fidelizar os clientes do que conquistar novos e na busca para conquistar novos clientes acabamos falhando com os atuais. 

Com isso, torna-se cada vez mais necessário o investimento de empresas no relacionamento com o cliente. É importante que os funcionários passem por uma preparação antes de começarem a lidar diretamente com o público, pois são eles os principais responsáveis pelo contato direto ao cliente. É interessante também que as empresas tenham sempre alguém responsável por gerenciar suas mídias sociais, pós-venda e suporte, respondendo e tirando dúvidas dos clientes. Em resumo, cada etapa que envolve esse relacionamento é necessário planejamento, para que você realmente faça da melhor forma possível, surpreendendo o cliente e se diferenciando da concorrência.

Você também precisa entender o que está funcionando, o que realmente está agradando ou desagradando aos seus clientes. Um método adotado por algumas empresas e proporciona resultados muito positivos é fazer pesquisa de satisfação. Geralmente nos acomodamos e não conseguimos perceber o que está errado na empresa, e muito do que a empresa possui tem apenas o olho do proprietário, mas aos olhos do cliente a percepção pode ser diferente e não estar funcionando como você imaginou. Portanto, é fundamental proporcionar aos seus clientes a oportunidade de lhes dizerem o que acham da sua empresa, dos seus produtos, colaboradores e etc., mas a pesquisa precisa ser feita corretamente senão ela não lhe trará informações concretas. A partir do momento que a empresa entende o que os clientes gostam, fica muito mais fácil de conquista-los. Um bom relacionamento com o cliente é um investimento que com certeza trará retorno para sua empresa.

Compartilhe
  • Dicas