Quanto o aluguel deve representar do faturamento de uma empresa?

Quanto o aluguel deve representar do faturamento de uma empresa?

Sabemos que os aluguéis hoje estão com altos valores, principalmente salas comerciais bem localizadas. Pagar esse valor todo mês dói no bolso de todo empresário. É trabalhar por um longo período no mês apenas para tirar o valor do aluguel. Em uma leitura no site exame.abril.com.br, encontramos uma matéria que informa quanto o aluguel deve representar nas despesas para estar em equilíbrio com suas finanças.

Confira o que Arnaldo Vhieira, coordenador do curso de gestão financeira da FMU, nos recomenda:

“É recomendável que o valor esteja entre 8 a 11% do faturamento bruto, para manter uma margem de lucratividade que viabilize a sobrevivência e o desenvolvimento das atividades dos negócios, não comprometendo o aumento de custos operacionais."

Como calcular o aluguel ideal para minha empresa?

Muitas vezes nos deparamos com anúncios de aluguéis e ficamos imaginando se ele estaria ou não dentro do orçamento do negócio. 

Anúncio Como calcular o aluguel ideal para minha empresa

Suponhamos que somando o aluguel desta sala, mais as taxas e condomínio chegue aos R$ 5.750,00 mensais, você deve ter um faturamento em torno de R$ 55.000,00 por mês. 

Vamos ao exemplo de como calcular o valor de aluguel de imóvel comercial para uma empresa que fatura R$ 80,000 mensais.

Como calcular o aluguel ideal para minha empresa?

Agora você que vai abrir um negócio, deve estar se perguntando: Mas eu não sei o faturamento, como vou fazer esse cálculo? Através do Plano de Negócios você terá uma estimativa de vendas e faturamento, com isso você poderá fazer as contas se ficará dentro ou não da realidade do futuro empreendimento.

No que diz respeito a despesas com aluguel, é importante entender que não basta avaliar somente o valor mensal a ser pago. Deve-se levar em conta a despesa em longo prazo, que envolve os reajustes do contrato. No Brasil, temos vários índices de correção, que muitas vezes não refletem a realidade de mercado e do faturamento da empresa. Vale a pena negociar o reajuste no ato de renovação, para manter o equilíbrio da saúde financeira da empresa e, assim, alcançar os resultados esperados.

"A negociação é uma habilidade empreendedora que deve ser desenvolvida e praticada no cotidiano. O locatário é um fornecedor e, portanto, deve entrar na agenda de atenção para baixar os custos, com processos enxutos e negociáveis.”

Não é fácil tomar uma decisão de procurar um imóvel mais em conta ou mudar para um mais caro visando um crescimento. Na maioria das vezes a localização do imóvel tem um grande impacto no faturamento e posicionamento da empresa. Buscar o equilíbrio ainda é a melhor opção.

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Quanto é um aluguel justo?

Interior de loja de roupas - Aluguel

O aluguel deve corresponder de 0,5?% do valor líquido do imóvel. Ou seja, sem incluir a taxa de IPTU, o condomínio e os demais seguros. Você pode ver outras salas comerciais que estão a venda em sua cidade, para ter uma ideia do valor da sala que você pretende alugar.

No exemplo anterior, a sala comercial deve valer em torno de R$ 1.000.000,00 para cobrar um aluguel de R$ 5.325,00.

R$ 1.000.000,00 – 0,53% = R$ 5.300,00

Além de analisar se o preço do aluguel está dentro das condições da sua empresa, também é preciso conhecer alguns fatores que demonstram se o preço do aluguel é ou não justo.

  • Localização
  • Condições do imóvel
  • Infraestrutura da região
  • Facilidade de acesso para os clientes
  • Disponibilidade de estacionamento
  • Tamanho do imóvel
  • Concorrência na área

Quanto seria um aluguel caro demais?

Se o valor do aluguel ultrapassar 15% em relação a sua receita, ele é considerado caro demais, podendo comprometer a continuidade das atividades da empresa. Pois além do aluguel, a empresa tem outras despesas, que impactam na lucratividade.

E se eu aumentar o preço dos meus produtos/serviços para arcar com um aluguel mais caro? Cuidado! Isso pode espantar alguns de seus clientes e fazer seu faturamento cair.  É preciso avaliar bem as finanças do seu negócio, para identificar se os gastos estão adequados. 

É importante também considerar outros custos envolvidos no aluguel, como IPTU, condomínio, água, luz e manutenção. E cada caso é único e pode ter suas particularidades. Avalie detalhadamente as necessidades da sua empresa e do mercado local antes de estabelecer um valor de aluguel adequado.

Quanto custa o aluguel de uma loja no Shopping?

Quanto custa o aluguel de uma loja no Shopping?

Com o aumento dos custos para manter uma loja, lojistas vivem dilema se deve apostar nos shoppings. No final de 2022, haviam 628 shopping centers em operação no Brasil e com previsão de inauguração de mais 15 unidades este ano.

A Embraesp, empresa que faz avaliações de imóveis, informa que, em shoppings populares, lojas de 24 a 48 metros quadrados pagam entre R$ 200,00 e R$ 400,00 o metro quadrado de locação. Por exemplo: uma loja de 36 metros quadrados, custa em torno de R$ 10.800,00 mensais.

36 metros x R$ 300 = R$ 10.800,00

A principal vantagem de investir em uma loja no shopping é o movimento consolidado de pessoas, que transitam, muitas vezes, com o objetivo de fazer compras. Outro ponto de destaque, é a segurança proporcionada, já que são raros os assaltos que acontecem nesses estabelecimentos. 

Quer mais motivos para investir? O faturamento do setor de shoppings deve crescer 14,6% em 2023 na comparação com 2022 e atingir R$ 219,8 bilhões, de acordo com projeção divulgada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Depois dos vários motivos, você deve estar pensando se vai ter condições de fazer este investimento. Então lembre-se disso, a soma das despesas de aluguel, condomínio e fundo de promoções é o que compõe o chamado custo de ocupação de um shopping. Como parâmetro, considere que ele nunca deverá ser superior a 15% do seu faturamento mensal.

Então avalie suas necessidades e comece estruturar seu planejamento. Se a sua ideia de loja possui atração suficiente para seduzir consumidores ávidos por ofertas e presentes, o shopping continua sendo um ótimo local, podendo te trazer conforto e segurança para prosperar.

Como saber se está na hora de migrar de sala comercial?

Alguns veem isso como um mal necessário, outros como uma possibilidade de faturar mais e expandir o negócio. Você é de qual time? 

Determinados momentos do negócio exigem essa mudança da sala comercial. Apesar do enorme esforço que isso exige, muitas vezes é necessário, pelas seguintes vantagens:

  • Ter um ambiente mais amplo
  • Proporcionar mais conforto aos colaboradores
  • Ter mais espaço para as mercadorias de venda
  • Ter uma vitrine mais atrativa
  • Ter um ponto com maior fluxo de clientes


Veja essa mudança como uma forma de investimento uma sala mais bem posicionada, com um layout mais interessante, pode lhe trazer mais vendas. Pode também aumentar a autoridade da marca, ou então possibilitar uma melhor exposição de produtos, e até mesmo ter mais produtos expostos, e por consequência aumentar o ticket médio.

Inúmeros são os casos de empresas que migraram para um ponto maior e mais caro e tiveram excelentes resultados com isso. Para tomar tal decisão, ela deve estar pautada em um planejamento, que trará uma previsão de quanto a mais o negócio vai faturar com essa mudança. 

Lembre-se de avaliar a localização, o fluxo de pessoas no local, a visibilidade que sua marca terá, a atratividade da vitrine no caso de lojas, como é a divisão interna, quais são os concorrentes que estão em volta. Enfim, pontue todos os aspectos que julgar necessário e então avalie se a mudança é vantajosa e trará benefícios. 

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Fonte da informação: https://exame.com/pme/quanto-uma-empresa-pode-pagar-de-aluguel-sem-se-prejudicar

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