VÍRUS E A IMPORTÂNCIA DOS BACKUPS

Invista em backups externos

Backup

Um vírus é um programa com fins maliciosos, capaz de causar transtornos com os mais diversos tipos de ações.

Os principais meios de contaminação são:

  • Falhas de segurança: no sistema operacional ou em outros programas.
  • E-mails: ao executar um arquivo anexado ou presente em um link.
  • Downloads: ao baixar um arquivo de um determinado site não confiável.
  • Arquivos externos: conectando a sua máquina um pen drive, por exemplo, que já esteja contaminado.

Recentemente acompanhamos o caso de um de nossos clientes, que sofreu com a contaminação de um vírus muito forte, o que levou a perda de arquivos importantes. Juntamente com isso, os backups do sistema Gluk salvos na máquina também foram afetados. Nesse sentido, queremos ressaltar a importância de fazer backups em arquivos externos.

BACKUP é uma cópia de segurança dos seus dados e é um procedimento indispensável para o funcionamento do seu sistema de computadores, principalmente para as empresas. Ter uma cópia de segurança permite restaurar os dados perdidos.

Nosso sistema possui um programa que faz backup automático da base de dados diariamente, e os salva no computador. Mas caso o computador sofrer contaminação de algum vírus, pode perder todos estes arquivos.

No momento de decidir como realmente preservar estas informações vitais, as empresas devem avaliar a possibilidade de investir em um “backup” externo, como pen drives e HDs externos ou até mesmo em serviços de backup na nuvem, como Google Drive, OneDrive, Dropbox, entre outros. Esta é uma alternativa altamente recomendada, porque permite recuperar a informação necessária.

Neste cenário, optar por uma solução tecnológica que possibilite a criação de uma cópia de seus arquivos na nuvem pode ser um bom caminho. Caso haja algum incidente, os arquivos estarão protegidos e acessíveis prontamente, viabilizando a retomada das atividades regulares em horas ou minutos.


Continue lendo