Sistema de Gestão: Custo ou Investimento?

Sistema de Gestão: Custo ou Investimento?

No dia-a-dia das empresas, muitas ferramentas são utilizadas para melhorar seu gerenciamento, melhorar os processos, obter informações, e vender mais, e isso vale muito quando o objetivo é crescer. No momento em que o país se encontra, realizar investimentos tornou-se uma tarefa difícil para a maioria dos empreendedores. Mas e quando uma decisão potencializa o crescimento da sua empresa, continua sendo um custo ou se torna um investimento viável?

Sistema de gestão: custo ou investimento?

Se você já trabalhou com um, sabe que é um dos melhores investimentos que podem ser feitos por um empresário, mas ainda assim, por falta de informação ou mau uso, existem algumas pessoas que entendem isso como um custo.

Um sistema de gestão serve não só para cumprir obrigações fiscais e gerar notas, mas como um ativo estratégico importante para pautar as decisões de uma empresa. Com um sistema de gestão você consegue ter uma visão geral da sua empresa, facilitando a realocação de recursos, análise de contas a pagar e a receber, relatórios gerenciais e muito mais!

Conheça alguns dos benefícios que um bom software de gestão pode lhe oferecer.

Consulta do crédito dos clientes

Vender e não receber é péssimo. Você ficará sem a mercadoria, que poderia ser vendida a outro cliente, e também sem o dinheiro para repor o seu estoque. Em um software de gestão, você consegue fazer a consulta do crédito na hora do cadastro do cliente de forma rápida, sem prejudicar sua venda.

Controle de Pedidos

Se você ainda controla seus pedidos em um bloco de papel sinto dizer, mas você está dando margem para erros que podem custar uma boa parte do seu faturamento mensal. O risco de perder anotações ou esquecer do que foi vendido é grande, e isso prejudica diretamente o caixa da sua empresa. Além disso, a falta de controle acende um alerta no seu cliente, que vê sua empresa como "amadora".

Com um bom sistema você consegue registrar todos os pedidos, acompanhar o andamento, verificar os atrasos, enviar automaticamente para o e-mail do cliente e ainda importar direto para faturar a venda.

Controle de caixa

A falta de dinheiro em caixa no final do dia é comum em empresas que não possuem um sistema de gestão. Os famosos furos de caixa geram estresses e uma perda de tempo desnecessária, e quando não identificados, podem fazer sua empresa perder dinheiro com recorrência.

Gerenciar uma empresa exige segurança, e apenas um sistema pode oferecer isso pra você, dando mais agilidade e facilidade para identificar lacunas, resolvendo os problemas rapidamente, antes que influenciem no seu faturamento.

Relatórios

É muito grande a quantidade de informações que você pode obter com os relatórios. Você sabe quanto vendeu esse mês? Sabe se sua empresa cresceu? Analisar o desempenho das vendas diz muito sobre a saúde da sua empresa. Quando você define suas metas, você analisa as informações que o sistema lhe oferece?

O simples fato de ter entrado dinheiro suficiente para cumprir com os compromissos não significa que o mês foi bom. Relatório é informação, e é exatamente disso que você precisa para tomar a decisões corretas.

Conclusão

Para crescer é necessário tomar decisões assertivas, e nada mais correto do que investir em softwares que potencializem o desenvolvimento da sua empresa. Torne-se um empreendedor de sucesso, aumente a segurança da sua empresa e transforme o software de gestão em um grande aliado, tornando ele o melhor investimento.

Compartilhe
  • Gestão Empresarial

Você pode se interessar...

O que é DRE? – Planilha Exclusiva Grátis

  • Gestão Empresarial